Pesquisar este blog

domingo, 2 de agosto de 2009

Marta Morgado

Após uma homenagem realizada ao vivo pela cantora e compositora Zélia Duncan fui pesquisar sobre a fã mencionada no Show de sábado 01/08/2009 no Citibank Hall em São Paulo, a homenagem mexeu muito comigo e foi muito emocionante, a Zélia contou um pouco sobre o contato com esse ser humano tão especial, depois soprou palavras fortes, simples e mágicas no ar e realizou uma performance mais do que especial.
Minha pesquisa: Marta Morgado conforme fonte http://escoladereferencia.blogs.sapo.pt/21892.html é uma figura de referência na comunidade surda, pela forma activa e assertiva como tem feito ouvir a sua voz e também escreve poesia. Deixo-vos com as suas palavras que nos falam sobre a forma como sente o silêncio, ou mais propriamente sobre a estranheza que esse conceito lhe transmite. Como é que se pode falar de silêncio a alguém que não conhece o ruído? O que é uma coisa e outra para aqueles surdos que nunca tiveram contacto com o som?
Silêncio - Marta Morgado
Silêncio? O que é silêncio?
uma palavra inventada pelos ouvintes?
explica-me tu, o que é o silêncio?
olhas-me assim?
a viver no silêncio?
ser Surda é ser Silêncio?
vou ao dicionário, folheio nas últimas folhas
vou ao “S”…. encontro “Surdo”
“que ou aquele que não ouve”
sou aquele que não ouve?
é assim que me vês?
vou ao “silêncio”
“ausência de ruído”
ruído? O que é o “ruído”?
mais uma palavra do ouvinte.
não, desconheço o silêncio
desconheço o ruído
desconheço estas palavras.
simplesmente, não ouço?
ouço sim, ouço as minhas mãos, ouço as tuas
as minhas mãos é que são a minha voz
são elas que fazem encantar
são elas que fazem escrever estas palavras
são elas que fazem gestos,
sabes o que é o gesto?
gestos são palavras esculpidas.
mas silêncio e ruído
desculpe mas não os conheço!


Marta Morgado

3 comentários:

  1. oi Marta, eu tb assitir ao show de Zelia Duncan, e também me chamou atenção desta música, você sabe me dizer o nome desta musica? gostaria de ouvi-la novamente!
    luana.fagundes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta mensagem já tem 2anos e só hoje é vi. a musica da zd chama se Todos os Verbos. bjs marta

      Excluir
  2. Oi Marta, boa noite, tudo bem ? Respondi diretamente no email dela:
    Desculpe por não respondê-la antes, estava envolvida em outros projetos.
    Boa noite,
    bjs,
    Aninha

    ---------- Forwarded message ----------
    From: Aninha Musical
    Date: 2010/11/2
    Subject: Pelo sabor do gesto
    To: luana.fagundes@gmail.com


    Olá Luana, boa tarde, tudo bem ? Não sou a Marta sou a Ana, mais conhecida por Aninha.

    O nome da música é "Todos os verbos" do mais recente cd: "Pelo sabor do gesto" e segue letra da mesma, é maravilhosa !!! O cd inteiro é uma delícia, mais um obra maravilhosa da cantora e compositora Zélia Duncan, vale a pena adquirí-lo ;)

    Segue link do momento da participação dela no Show http://www.youtube.com/watch?v=seMk27fEkhU&feature=related

    Música inteira sem a homenagem da Zélia Duncan http://www.youtube.com/watch?v=sEB5jaYzlKo

    2.TODOS OS VERBOS
    Marcelo Jeneci | Zélia Duncan

    Errar é útil
    Sofrer é chato
    Chorar é triste
    Sorrir é rápido
    Não ver é fácil
    Trair é tátil
    Olhar é móvel
    Falar é mágico
    Calar é tático
    Desfazer é árduo
    Esperar é sábio
    Refazer é ótimo
    Amar é profundo
    E nele sempre cabem de vez
    Todos os verbos do mundo
    Abraçar é quente
    Beijar é chama
    Pensar é ser humano
    Fantasiar também
    Nascer é dar partida
    Viver é ser alguém
    Saudade é despedida
    Morrer um dia vem
    Mas amar é profundo
    E nele sempre cabem de vez
    Todos os verbos do mundo

    Espero ter ajudado, adoro divulgar boas músicas, quando tiver um tempinho acesse o meu blog musical http://www.themusicalflower.blogspot.com

    Bom feriado,

    bj,

    Aninha

    --
    Aninha Apolinário/Aninha_Musical
    http://www.themusicalflower.blogspot.com
    http://www.contatohumano.blogspot.com



    ResponderExcluir